Nutri ... Spirit
Nutrir o espírito e a mente precisa-se! Com urgência!
Na realidade, algumas das grandes epidemias da história não se comparam àquela que vivemos actualmente.
Hoje vivemos a epidemia do stress.
A sociedade tem vindo a desenvolver cada vez mais doenças relacionadas com o stress, e como eu sou uma apaixonada pelas terapias orientais, sei que muitos dos nossos problemas físicos vêm de emoções negativas, na maioria das vezes recalcadas.
Assim, situações como dores físicas, obesidade, ansiedade e depressão, acredito serem gritos desesperados do nosso intimo, perante questões que achamos que não conseguimos resolver.
Como já vos disse, 2017 será um ano de inícios. É o ano 1 à luz da numerologia, e assim sendo, essa energia dá-nos força para avançarmos. Está, portanto, na hora de começar ou recomeçar!
Deixo-vos algumas sugestões que certamente vão nutrir a vossa mente e espírito e por consequência, o vosso corpo!
Caminhadas
Este é um bom método para quem não faz qualquer tipo de exercício há muito tempo. Comece por fazer 15 minutos de caminhada diária e vá aumentando 5 minutos todos os dias! Procure um parque ou uma zona livre de tráfego automóvel para que possa descontrair dos ruídos do dia a dia. E os benefícios são imensos:
|
Meditação
Feita isoladamente ou como complemento a qualquer outra prática, os benefícios da meditação são amplamente conhecidos na nossa sociedade, como ajuda em problemas de saúde, stress e ansiedade.
Muitas pessoas afirmam que não conseguem meditar e por isso a minha sugestão é que comecem devagar e com um método que seja adequado a vocês, por exemplo, encontrando um grupo de meditação orientada (alguém que vos guie através de vários exercícios mentais) ou mesmo através de uma gravação (existem imensas no youtube).
O foco final será conseguir silenciar a mente de forma a tomar consciência das criações que ela faz, reflectindo nas nossas emoções, pensamentos e acções.
|
Pilates
Prática bastante interessante para aqueles que não podem fazer alguns tipos de exercícios devido a problemas de saúde.
Esta técnica bastante completa foi estudada por Joseph Pilates no inicio do século passado e tem como principais focos a concentração, o controle corporal, controle da respiração, a fluidez e precisão de movimentos.
Alguns dos seus benefícios incluem:
|
Tai Chi
Considerada uma arte marcial "interior" pois visa o desenvolvimento físico/psicológico/espiritual do praticante.
É realizada através de um conjunto de movimentos lentos, precisos e rítmicos e onde a sua base reside no domínio e utilização do Chi (energia). Alguns consideram esta prática de "meditação em movimento".
Gera então uma onda de paz interior, calma, tranquilidade, aumento da consciência, melhora a postura e o equilíbrio, reduz dores e rigidez, e diminui a fadiga.
|
Chi Kung
Prática terapêutica ligada à Medicina Tradicional Chinesa, onde onde se utilizam os meridianos e a energia para exercitar o corpo e a mente.
Todos os sistemas do corpo são exercitados, como por exemplo os orgãos internos, o sangue e o sistema respiratório.
Esta prática promove um enorme nível de relaxamento ajudando assim na prevenção de doenças.
|
Yoga
Pode-se entender o Yoga como a união entre o corpo e a mente.
Junta várias técnicas de exercícios físicos e posturais, e meditação.
Esta é uma prática milenar hindu, que é considerada para muitos como filosofia de vida, mas pode ser praticada por qualquer pessoa, basta escolher um método que se adeqúe a si.
Alguns dos benefícios são:
|
Espero que vos possa ter dado entusiasmo para começar!
Vá lá! Não deixe que o stress domine a sua vida... e não arranje mais desculpas.
Hoje pode ser o dia!
Vemos-nos em breve 😉😉
Beijinhos
Leónia Porto
Comentários
Enviar um comentário