Onde estão as proteínas?? ;)
Muito comum ser ouvida por vegetarianos e vegan, as proteínas são encontradas nos mais variados alimentos, sendo que alguns a possuem completa e outros não.
Mas afinal o que é isto de proteína completa?
Resumidamente, a proteína é constituída por 20 tipos de aminoácidos, conhecidos como"essenciais" e "não essenciais". O que difere uns dos outros é a capacidade de o organismo os produzir e o fígado os sintetizar, e por isso é que os essenciais só os obtemos através da alimentação. Nesta, alguns alimentos já têm os essenciais todos, outros alimentos quando conjugados entre si, ajudam o organismo a obtê-los.
A proteína é considerada um macronutriente, o que significa que precisamos dela em maior quantidade, pois dela dependem várias partes do nosso corpo, como os músculos, ossos, dentes, sangue, entre outros, seja para a construção ou manutenção dos mesmos.
Uma das grandes vantagens da proteína de origem vegetal, para alem de aumentar a variedade de alimentos que se ingerem, é que a mesma não contém gordura saturada nem colesterol. E assim o nosso coração e artérias agradecem!
Comparação de alguns alimentos ricos em proteína de origem vegetal e de origem animal. |
Vou deixar-vos então com os aminoácidos essenciais, para que servem e onde se podem encontrar:
Leucina
Ajuda na manutenção da massa muscular, ajuda a regular o colesterol e encontra-se em alimentos como o amendoim, repolho, beringela, espinafres, feijão,ervilhas e pepino.
Fenilalanina
Ajuda à produção de adrenalina. Actua no cérebro ajudando à sensação de diminuição de fome e melhora a capacidade de aprendizagem. Encontra-se em alimentos como o arroz e o feijão.
Metionina
Ajuda o fígado a processar gorduras. Ajuda na formação de creatina e colagénio (fundamentais para uma pele,unhas e cabelo saudáveis), promove o bom funcionamento cardiovascular. Encontra-se em alimentos como a aveia, as sementes de girassol, feijão branco e soja.
Triptofano
Responsável por promover bem estar, este aminoácido juntamente com a vitamina B3, Niacina e Magnésio, produzem seratonina, um neurotransmissor importante no processo do sono e do humor. Encontra-se em alimentos como as ervilhas, tâmaras, bananas, cajus, amêndoas, abacate, couve-flor e batatas.
Histidina
Importante no crescimento e regeneração de alguns tecidos, entre eles o muscular. Ajuda a proteger as células e na manutenção de células cerebrais. Encontra-se em alimentos como o grão, a soja, lentilhas e nozes.
Isoleucina
Ajuda na recuperação muscular após o exercício. Aumenta a produção de hemoglobina e regula os níveis de açúcar no sangue. Encontra-se em alimentos como a linhaça, a soja, lentilhas, feijão e arroz integral.
Valina
Estimulante do crescimento muscular. Fornece energia ao corpo, melhora a resistência física e regula o sistema imunitário e o metabolismo. Encontra-se em alimentos como o milho, centeio, beringela, beterraba, alho e cebola roxa.
Lisina
Tem um papel importante na absorção de cálcio. Ajuda na formação de colagénio, a metabolizar a carnitina e encontra-se em alimentos como a quinoa, o arroz, agrião, espargos, levedura de cerveja e frutos secos.
Treonina
Ajuda na produção de colagénio e ajuda o fígado a metabolizar gordura. Desempenha um papel na formação de hormonas. Encontra-se em alimentos como as sementes de abóbora e girassol, pistácios, brócolos, couve, acelga, morangos e arroz.
Muitos dirão agora "mas eu como a maioria destes alimentos!"
Pois come, claro, e a grande maioria tem não só um aminoácido como vários, e são ricos em muitos outros nutrientes.
O segredo está em variar e incluir de tudo diariamente.
Os benefícios a longo prazo serão extremamente recompensadores.
Imagine-se menos stressado, menos doente, com um sono melhorado, a experimentar novos sabores, cores... é sem duvida uma transformação positiva.
Pense nisso, e transforme o seu prato em AMOR 😉😉
Vemos-nos em breve 😘
Comentários
Enviar um comentário